Centro de Apoio ao Menor

O Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro é uma Entidade de Organização Não Governamental, privada, e tem por finalidade maior, atender gratuitamente Crianças e Adolescentes de 06 a 15 anos, que vivem em situação de Vulnerabilidade Social,

Realizando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que prioriza a erradicação do trabalho infantil e está contemplado na Proteção Básica cf. Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

A Instituição foi fundada no dia 16 de outubro de 1989, sob a inspiração e direção dos Padres Carlos Humberto C. de Camargo e Henrique Heling, ambos pertencentes a Congregação dos Missionários do Verbo Divino, que trabalhavam na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro.

O grande desejo dos Padres na época, era construir um local que pudesse acolher crianças e adolescentes da comunidade que viviam nas ruas, juntando papéis com seus pais, pedindo nos semáforos, nas casas, em festas, e praticando atos de vandalismo, ou simplesmente sem fazer absolutamente nada, nem se quer matriculados em alguma escola.

Neste desejo de proporcionar e estas crianças, adolescentes e suas famílias, uma formação humana com apoio social, a comunidade toda pertencente ou não da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, decide juntar forças e construir um centro que hoje é conhecido e denominado como Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro.

Juntamente com a direção da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro e com um grupo de pessoas da comunidade, a Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, assumiu o trabalho administrativo no Centro de Amparo Monte Claro desde Janeiro de 1994.

As crianças e adolescentes que frequentam a Instituição, participam no período de contraturno, sendo que um deles obrigatoriamente sua permanência na Escola.

Hoje, o Centro de Amparo é um espaço multidisciplinar, que viabiliza, trocas culturais e de vivência entre pessoas, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o convívio comunitário e trabalhando o desenvolvimento de sentimento de pertença e identidade para crianças e adolescentes entre 06 a 15 anos e suas famílias.

A Missão é estar junto das crianças e adolescentes e suas as famílias da comunidade, resgatando a vivência de uma mística que retrate a ação de acolher os desfavorecidos, orientando dos seus direitos que em sua maioria não tem nem voz e nem vez de acessar seus direitos. “LUTAR PELA DIGNIDADE DO NOSSO PRÓXIMO” e trazer outras pessoas que tenham o interesse de PROMOVER A VIDA.