Catequese

“Meu filho, guarda as minhas palavras e conserva contigo meus preceitos. Observa meus mandamentos e viverás; Guarda a minha lei como a pupila dos olhos (PV. 7,1-2).

CATEQUESE:

Missão Evangelizadora da Igreja, Missão de Jesus Cristo.

MÍSTICA! “Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova a toda criatura (Mc 16,15).

A catequese foi sempre considerada pela Igreja uma de suas tarefas primordiais porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para junto do Pai, deu aos Apóstolos uma última ordem: “fazerem discípulos todas as nações e ensinando-lhes a observar tudo aquilo que ele lhes havia ordenado’’(MT 29,19)

Podemos perceber que a catequese não é só ensinar doutrina, mas fazer com que o catequizando assuma o papel transformador na sociedade. A educação da fé se realiza através da vivência, da atividade e da ação.

CONTEÚDO:

Jesus Cristo, único Mestre. No centro da catequese encontramos a pessoa da Jesus Cristo. “Filho único do Pai cheio de graça e de verdade (Jo 1,14) ressuscitado vive conosco para sempre. Jesus de Nazaré; Caminho

Verdade e Vida (Jo 14,5) e a catequese deve ensinar esse seguimento, que é o objeto essencial e primordial, pois para empregar uma expressão que São Paulo gosta de usar e que é frequentemente também na Teologia contemporânea, é o Mistério de Cristo.

Catequizar é levar alguém, de certa maneira, a perscrutar este mistério em todas as suas dimensões:

CRISTOLÓGICA – Bíblica e Litúrgica

ECLESIOLÓGICA – Comunitária, Vocacional, Missionária, Ecumênica

ESCATOLÓGICA – Antropológica, Existencial, Histórica, Política, Libertadora, Permanente, Pedagógica

Na Educação da fé seja assimilada a pedagogia de Deus com seu povo:

A metodologia de Jesus Cristo nos leve concretamente, ao princípio de interação Fé e Vida.

Pois a catequese é um compromisso de comunhão e participação na vida da comunidade com o objetivo de: Construir comunidades catequizadoras, comprometidas com a verdade e com a justiça numa educação continua de fé à luz da Palavra de Deus para sermos sinal do Reino, já presente entre nós.

O encontro da catequese deve ser um encontro com Cristo e aprender dele o caminho do verdadeiro discípulo.

Ir. Santina do Rosário, MAD